Como tornar seu Artigo Científico mais visível e passível de descoberta

Pubicação do  SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas – USP

Como tornar seu artigo mais visível e aumentar as citações? Este guia é uma tradução adaptada das informações constantes da publicação SEO for Authors: A How-to Guide – UCLA Library. 2018.

Garantir que seu artigo está sendo indexado pelos mecanismos de busca acadêmicos é crucial, mas também é importante que seu artigo apareça na lista classificada de resultados de pesquisa, pois esse ranking exerce grande impacto na visibilidade da pesquisa de um autor. Os itens que aparecem no topo da lista são mais propensos a serem lidos. A otimização dos mecanismos de busca (em inglês Search Engine Optimization (SEO)) pode ajudar os pesquisadores que publicam a aumentar a visibilidade e a descoberta de seus artigos.

Acesso e Citações
Seu artigo está sendo indexado por mecanismos de busca acadêmicos como o Google Acadêmico, Dimensions, IEEE Xplore e PubMed? Ou está disponível somente em de bancos de dados que os robôs de busca não podem acessar?

Ao enviar um artigo para publicação, os autores devem considerar a facilidade com que sua pesquisa será divulgada para seu público, o que aumentará as oportunidades de citação. Os artigos em acesso aberto (open access) recebem mais citações do que artigos acessíveis apenas por compra ou assinatura.

Os autores se beneficiarão sempre que editores e publicadores (publishers) adotarem políticas que estabelecem cooperação com o Google Acadêmico (e outros mecanismos acadêmicos de pesquisa) porque disponibilizam seus artigos para mais leitores e facilitam as citações. As citações são um fator significativo na determinação da classificação nas páginas de resultados do Google Acadêmico e em muitos outros mecanismos científicos de pesquisa. Os autores devem publicar em revistas de acesso aberto que permitem que colocar seus artigos nas home pages e/ou nos repositórios de suas instituições.

Dicas para tornar seu artigo passível de descoberta

1) Encontre as palavras-chave e frase de pesquisa para otimizar a descoberta de seu documento

• Pense nas palavras mais importantes que são relevantes para o artigo.
  • Considere pesquisar palavras-chave específicas no Google Trends ou na ferramenta Palavras-chave do Google Adwords para descobrir quais termos de pesquisa são populares.
  • Experimente suas palavras-chave no Google Acadêmico, etc. e, se muitos resultados retornarem, talvez seja melhor considerar uma palavra-chave com menos concorrência.

2) Certifique-se de ter um título “otimizado” para seu artigo

• O título precisa ser descritivo e conter uma frase-chave relacionada ao seu tópico.
  • Coloque suas palavras-chave nos primeiros 65 caracteres do título. O Google Acadêmico considera a extensão de um título. Embora em geral os títulos devam ser bem curtos, sugerimos a escolha de um título mais longo se houver muitas palavras-chave relevantes.

3) Escreva seu resumo usando palavras-chave, frases e sinônimos

• Inclua as palavras-chave e frases em seu resumo que um pesquisador pode pesquisar para encontrar seu artigo. Forneça palavras-chave e sinônimos adicionais relevantes para as palavras-chave relacionadas ao seu artigo, tendo em mente que essas palavras-chave também são usadas pelos serviços de resumos e indexação como um método para marcar o conteúdo da pesquisa.

4) Seja consistente

• Mantenha os nomes e as iniciais dos autores de maneira consistente em todos os artigos e da mesma forma que foram mencionados nas publicações on-line anteriores. Se os nomes forem usados ​​de maneira diferente, os mecanismos de busca podem não conseguir identificar artigos ou citações corretamente; como conseqüência, as citações podem ser atribuídas incorretamente, e os artigos não serão tão altamente classificados como deveriam ser. Obtenha um ORCiD e use-o ao enviar trabalhos aos editores para ajudar na desambiguação.

5) Use títulos nas Seções dos artigos

• Os títulos das várias seções do seu artigo informam os mecanismos de busca sobre a estrutura e o conteúdo de seu artigo. Incorpore suas palavras-chave e frases nesses títulos onde for apropriado.

6) Cite a si mesmo ou seus co-autores, ou publicações anteriores

• Mecanismos de busca, especialmente o Google Acadêmico, atribuem um peso significativo à contagem de citações. As citações influenciam se os artigos são indexados, e também influenciam o ranking dos artigos. Ao fazer referência ao seu trabalho publicado, é importante incluir um link no qual esse trabalho possa ser baixado. Isso ajuda os leitores a encontrar seu artigo e ajuda os mecanismos de busca a indexar o texto completo dos artigos referenciados. Esse recurso deve ser utilizado com parcimônia.

7) O texto de figuras e tabelas deve ser legível por máquina

• Gráficos vetoriais contendo fonte baseada em texto devem ser usados ​​em vez de imagens rastreadas para que possam ser indexados por mecanismos de busca. Gráficos armazenados como arquivos JPEG, BMP, GIF, TIFF ou PNG não são gráficos vetoriais.
  • Quando os documentos são convertidos para PDF, todos os metadados devem estar corretos (especialmente autor e título). Alguns mecanismos de busca usam metadados do PDF para identificar o arquivo ou exibir informações sobre o artigo na página de resultados do mecanismo de busca.

8) Promova seu artigo usando a Internet e as mídias sociais

• Depois que seu artigo for publicado, use as mídias sociais para aumentar a visibilidade da pesquisa. Atualize as informações em suas redes acadêmicas e sociais sobre seu artigo publicado.  O número de links de entrada é um fator no ranking do mecanismo de busca. Compartilhe seu artigo nas seguintes ferramentas de mídia social (conforme apropriado para o tópico de pesquisa): LinkedIn, Facebook, Twitter, Mendeley, ResearchGate

== Fontes de informação utilizadas neste Guia ==