Repositório da Produção da USP

À comunidade do campus USP-Bauru,

 

A Universidade de São Paulo (USP) está alinhada ao movimento mundial de Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Em outubro de 2021, a USP publicou sua Declaração de Apoio à Ciência Aberta.

A Ciência Aberta (Open Science) é um movimento mundial que tem por objetivo tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica de diferentes países, bem como para toda a sociedade.

A Ciência Aberta na USP está fundamentada nas seguintes ações:

  • Acesso aberto às produções científicas, acadêmicas, técnicas, artísticas e culturais de autores da Universidade;
  • Incentivo à produção editorial aberta na Universidade;
  • Acesso aberto quando possível e fechado legalmente quando necessário, aos dados e aos métodos de pesquisa;
  • Promoção da ciência cidadã e startupsde impacto social;
  • Incentivo ao uso de métricas responsáveis de avaliação;
  • Promoção de boas práticas, ética e integridade na pesquisa;
  • Incentivo à educação aberta e a recursos educacionais abertos;
  • Compartilhamento de infraestruturas abertas de apoio à pesquisa;
  • Ênfase na comunicação científica aberta e difusão da ciência;
  • Apoio ao pesquisador por meio de orientações, treinamentos entre outros.

Repositório da Produção da USP concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais. Tem por objetivos:

  • Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
  • Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
  • Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais.

Além de atender aos objetivos da Universidade de São Paulo, o repositório institucional é instrumento fundamental para atender as exigências das agências financiadoras de pesquisa, como é o caso da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Em fevereiro de 2019, a FAPESP instituiu sua Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsa, determinando que os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos devam estar disponíveis em acesso aberto a toda a sociedade.  Em outubro de 2021, a FAPESP atualizou essa política, estabelecendo que “… os textos completos de artigos ou outros tipos de comunicação científica, originados de pesquisas e projetos por ela financiados, parcial ou totalmente, e publicados em periódicos internacionais sejam depositados em repositório institucional de trabalhos científicos, seguindo-se a política para disponibilização em acesso aberto de cada revista, logo que os manuscritos sejam aprovados para publicação ou no menor prazo compatível com as restrições de cada revista, desde que em, no máximo, 12 meses após a data da publicação.”

Frente a esse cenário, considerando a importância da disponibilização dos trabalhos resultantes das pesquisas na Universidade, e também para cumprir as exigências da FAPESP e de outros financiadores, a Universidade de São Paulo recomenda fortemente e encoraja todos os docentes, pesquisadores, alunos e servidores a depositar uma cópia de suas publicações no Repositório da Produção da USP.

Os autores poderão fazer uso das diferentes opções de acesso aberto de modo a assegurar que uma cópia seja submetida ao repositório institucional sem que haja interferência alguma nas suas opções e no processo de publicação.

O depósito da cópia da produção científica, que pode ser post-print (versão aprovada pelo editor) ou o próprio arquivo do artigo publicado (versão final publicada), deverá ser feito assim que o artigo for aprovado para publicação ou em prazos compatíveis com as restrições de cada revista – algumas delas impõem períodos de embargo entre seis meses e um ano.

Post-print – é o artigo que foi submetido a uma revista e que já passou pela avaliação, ou seja, pela revisão por pares, e foi revisto em conformidade. Já possui algumas características do artigo em seu formato para publicação. Também é conhecido como manuscrito aceito/aprovado do autor (MAA). Em geral, pode ser depositado no Repositório de modo privado e só pode se tornar público após um período de embargo ditado pela política de acesso de cada periódico/editora.

 

Publishers’ final version ou Versão final dos editores – é a versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação.

O Serviço de Biblioteca e Documentação da FOB-USP (SDD) é responsável pelas atividades de gestão, orientação aos pesquisadores, indexação e disponibilização da produção dos autores USP do campus Bauru (docentes, pesquisadores, estudantes e servidores) no Repositório Institucional.

 

Para depositar sua produção no Repositório da USP, orientamos aos autores que preencham cuidadosamente o formulário disponível (é preciso estar logado com a conta de email institucional) no endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1cXOEXz3IhlURG0uHqOLuATsBnJTLzG9BXczeE67IsGM/

 

Recomendamos que o envio das informações e dos arquivos via formulário seja feito imediatamente após a publicação do artigo, anexando as versões postprint e final. O Serviço de Biblioteca e Documentação será responsável pela análise da política de cada revista e pela disponibilização dos arquivos, respeitando os direitos de embargo e da versão permitida para depósito.

Mesmo sem financiamento, é altamente recomendado depositar uma cópia de seu artigo ou trabalho no Repositório.

 

Contamos com a participação de toda a comunidade do campus USP Bauru contribuindo com o envio de suas publicações científicas, assim colaborando com a preservação e acesso público ao conhecimento produzido na universidade.

 

 

Diretoria – Faculdade de Odontologia de Bauru | USP

Serviço de Biblioteca e Documentação

VOCÊ PODE GOSTAR ...