Novo Guia Prático Orienta Uso Ético de IA Generativa na Pesquisa Acadêmica
O livro “Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia prático para pesquisadores” é destinada a comunidade acadêmica que busca integrar ferramentas de IA de forma crítica e responsável. Escrito por Rafael Cardoso Sampaio, Marcelo Sabbatini e Ricardo Limongi, o guia é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), com apoio da ABCP e Anpocs.
O livro aborda desde os desafios éticos — como autoria humana, transparência e combate a vieses — até orientações práticas para atividades cotidianas: busca de literatura, escrita acadêmica, análise de dados e revisão por pares. Com exemplos reais e recomendações para evitar riscos como plágio e “alucinações” da IA, o guia reforça a importância da supervisão humana e do letramento tecnológico.
Acesso ao Livro
O livro está disponível gratuitamente em formato digital. Para download e mais informações, visite https://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/detalheEbook.php?id=57203
Aula aberta: Inteligência artificial na pesquisa científica: aplicações e limitações / Formação para Docência
No dia 1º de abril, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS/Icict) realizou a aula aberta “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica: aplicações e limitações”, com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ricardo Limongi França Coelho.
Na aula, foram abordados os princípios de funcionamento da ferramenta, as suas limitações e riscos à privacidade e integridade acadêmica, além de apresentar os “usos mais comuns em atividades de pesquisa acadêmica, posicionando-a como ferramenta complementar”.
Acesso a aula no link https://www.youtube.com/live/88AiiIIObnw