PLANO DE GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA – PGD: GUIA DE ELABORAÇÃO

O avanço da ciência depende não apenas das descobertas realizadas, mas também da maneira como os dados dessas pesquisas são gerenciados e compartilhados. Pensando nisso, a Fiocruz, em parceria com GO FAIR Brasil Saúde e GO TRAIN, sob a coordenação do ICICT e do Grupo de Trabalho Plano de Gestão de Dados de Pesquisa do Fórum Ciência Aberta da Fiocruz, desenvolveu um guia prático para apoiar pesquisadores na elaboração de seus Planos de Gestão de Dados (PGD).

Atualmente, muitos financiadores de pesquisa exigem a submissão de um PGD que siga os princípios FAIR – Findable, Accessible, Interoperable e Reusable (encontrável, acessível, interoperável e reutilizável). Reconhecendo que essa nova demanda pode ser desafiadora, o guia foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações claras e práticas, baseadas nas principais ferramentas e diretrizes internacionais, como o DMPTool, DMPOnline, e o Practical Guide to the International Alignment of Research Data Management.

O gui oferece um panorama abrangente que auxilia na criação de PGDs alinhados às melhores práticas globais, especialmente para as áreas de saúde. Aborda aspectos normativos e éticos relevantes à realidade brasileira, ajudando os pesquisadores a se adequarem às exigências específicas de suas instituições e agências de fomento.

Este  guia é um convite para que a cultura de gestão de dados seja integrada à rotina das instituições de pesquisa e ensino. PGDs mais robustos e alinhados às exigências internacionais contribuem para a qualidade e a integridade das pesquisas desenvolvidas.

Acesse o guia completo e veja como elaborar  seu Plano de Gestão de Dados.

VOCÊ PODE GOSTAR ...