Os publicadores desempenham um importante papel na produção e disseminação da pesquisa acadêmica. Propiciam o processo de revisão por pares, fornecem suporte editorial, administram a produção, distribuição e asseguram a disponibilidade da produção científica. Publicar com editoras conceituadas aumenta a visibilidade dos pesquisadores e de seus trabalhos e também pode alavancar o impacto dos resultados de suas pesquisas.
Há milhares de publicadores confiáveis (acesso aberto) em todo o mundo para toda disciplina acadêmica, fornecendo serviços de publicação de alta qualidade norteados pelas melhores práticas e padrões internacionais.
É positivo para os acadêmicos publicar em um periódico, livro ou série de conferências de qualidade e produzidos por uma editora respeitável em sua área de pesquisa.
Contudo, há uma preocupação crescente com o aumento do número de editoras e periódicos que adotam práticas editoriais questionáveis – como revisão por pares de
baixa qualidade e/ou chamadas agressivas – e também com aquelas editoras predatórias mais fraudulentas. As editoras predatórias prejudicam financeiramente e afetam a credibilidade dos acadêmicos e suas instituições ao cobrar taxas sem oferecer revisão por pares ou serviços de publicação, afetando a credibilidade dos registros acadêmicos publicados, bem como a comunidade acadêmica como um todo. Como reconhecer e evitar essas práticas e esses publicadores? E se você tiver submetido um artigo ou estiver no processo de publicação com uma editora e algo der errado ou parecer incorreto? Este guia, escrito por especialistas em acesso aberto de universidades holandesas, fornece insights e conselhos práticos para autores sobre como evitar periódicos questionáveis e predatórios.
A tradução foi feita pelos bibliotecários do Serviço de Biblioteca e Documentação – FOB-USP, José Roberto Plácido Amadei e Valéria Cristina Trindade Ferraz.