A Universidade de São Paulo (USP) está alinhada ao movimento mundial de Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Em outubro de 2021, a USP publicou sua Declaração de Apoio à Ciência Aberta.
A Ciência Aberta (Open Science) é um movimento mundial que tem por objetivo tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica de diferentes países, bem como para toda a sociedade.
A Ciência Aberta na USP está fundamentada nas seguintes ações:
- Acesso aberto às produções científicas, acadêmicas, técnicas, artísticas e culturais de autores da Universidade;
- Incentivo à produção editorial aberta na Universidade;
- Acesso aberto quando possível e fechado legalmente quando necessário, aos dados e aos métodos de pesquisa;
- Promoção da ciência cidadã e startupsde impacto social;
- Incentivo ao uso de métricas responsáveis de avaliação;
- Promoção de boas práticas, ética e integridade na pesquisa;
- Incentivo à educação aberta e a recursos educacionais abertos;
- Compartilhamento de infraestruturas abertas de apoio à pesquisa;
- Ênfase na comunicação científica aberta e difusão da ciência;
- Apoio ao pesquisador por meio de orientações, treinamentos entre outros.
O Repositório da Produção da USP concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais. Tem por objetivos:
- Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
- Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
- Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais.
O depósito da cópia da produção científica, que pode ser post-print (versão aprovada pelo editor) ou o próprio arquivo do artigo publicado (versão final publicada), deverá ser feito assim que o artigo for aprovado para publicação ou em prazos compatíveis com as restrições de cada revista – algumas delas impõem períodos de embargo entre seis meses e um ano.
Post-print – é o artigo que foi submetido a uma revista e que já passou pela avaliação, ou seja, pela revisão por pares, e foi revisto em conformidade. Já possui algumas características do artigo em seu formato para publicação. Também é conhecido como manuscrito aceito/aprovado do autor (MAA). Em geral, pode ser depositado no Repositório de modo privado e só pode se tornar público após um período de embargo ditado pela política de acesso de cada periódico/editora.
Publishers’ final version ou Versão final dos editores – é a versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação.
O Serviço de Biblioteca e Documentação da FOB-USP (SDD) é responsável pelas atividades de gestão, orientação aos pesquisadores, indexação e disponibilização da produção dos autores USP do campus Bauru (docentes, pesquisadores, estudantes e servidores) no Repositório Institucional.
Para depositar sua produção no Repositório da USP, orientamos aos autores que preencham cuidadosamente o formulário disponível (é preciso estar logado com a conta de email institucional) no endereço:
https://docs.google.com/forms/d/1cXOEXz3IhlURG0uHqOLuATsBnJTLzG9BXczeE67IsGM/
Recomendamos que o envio das informações e dos arquivos via formulário seja feito imediatamente após a publicação do artigo, anexando as versões postprint e final. O Serviço de Biblioteca e Documentação será responsável pela análise da política de cada revista e pela disponibilização dos arquivos, respeitando os direitos de embargo e da versão permitida para depósito.