Publicar ou perecer

Nos últimos anos, cresceu o número de revistas científicas que publicam artigos meia-boca por dinheiro, ou que só existem pra fazer dinheiro mesmo. Além disso, tem pesquisador disposto a manipular ou a inventar dados para provar um ponto. E tem inclusive gente que produz artigos completamente inventados aos montes.

Por trás de tudo isso, há pesquisadores pressionados para publicar o máximo de artigos possíveis. Quanto mais alguém publica, mais prestigiado é na academia, mesmo se os seus artigos forem toscos ou feitos às pressas. É o que se chama na academia de publish or perish, publicar ou perecer. 

Entre periódicos predatórios, fábricas de artigos falsos e dificuldades para pesquisadores com menos recursos publicarem seus achados, como fica a ciência? E qual a solução para isso? 

Os pesquisadores do Ibict Bianca Amaro, Washington Segundo, Fhillipe Campos e Denise Andrade participaram do episódio, e falaram sobre o recente mapeamento feito com a comunidade científica brasileira para levantar revistas com estas práticas.

OUVIR NO SPOTIFY 

VOCÊ PODE GOSTAR ...